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CASO 1 – Exemplo de uma empresa com 25 funcionários
DADOS A PREENCHER PELO CLIENTE | VALOR |
Vencimento Bruto Médio por colaborador (€): | 600,00 € |
Número de Colaboradores: | 25 |
Atraso diário do colaborador (m): | 00:10:00 |
Número de meses pagos: | 14 |
Total Pago (Não incluídas despesas adicionais: seguros, prémios, etc.) | 8.400,00 € |
Total de dias de trabalho anual (descontadas 104 folgas, 10 feriados, 22 dias de férias): | 228 |
Horas de trabalho diárias: | 8 |
Total de horas de trabalho efetivo anual: | 1.824 |
Custo/ Hora de trabalho efetivo: | 4,61 € |
Custo Diário de Atraso por colaborador: | 0,77 € |
Custo Anual de Atraso por colaborador: | 175,00 € |
Taxa de perda de valor anual mediante atraso do total dos colaboradores | 4.375,00 € |
A implementação de uma solução de controlo de assiduidade, mais vulgarmente conhecida por relógio de ponto, é tema de grande debate em toda e qualquer organização, não só pelo custo que acarreta para a mesma, como pela possível má receção por parte dos colaboradores.
Queremos neste artigo reforçar a vertente do custo para a empresa sendo que as vantagens da utilização de um sistema completo de assiduidade já foram anteriormente dadas a conhecer.
O cliente deve ser surpreendido com a melhor experiência de uma solução de assiduidade, no entanto nos dias que correm a vertente de análise de custos assume fulcral importância para influenciar a escolha das chefias pela melhor solução do mercado, mas também aquela que represente menores perdas no final do ano laboral.
Pretendemos com este conceito em mente alertar para a eventual perda excessiva de valor no que respeita ao controlo dos funcionários. O controlo dos recursos humanos merece a devida atenção, não podendo apenas ser feita uma verificação “a olho”, como muitas das nossas empresas ainda praticam.
E podemos rapidamente esclarecer o porquê de esta não ser uma opção rentável, nem segura para a empresa, pois não permite racionalizar custos. Embora as perdas possam assumir valores discretos e muitas das vezes quase impercetíveis, pois a empresa não atribui o devido cuidado ao controlo dos colaboradores, eles existem e no balanço da empresa vão representar um custo elevado e não um proveito como é pretendido.
Por defeito os colaboradores criam “maus hábitos” que vão desde o atraso no horário da manhã, o atraso nos intervalos, e ainda o atraso depois da hora de refeição. Se imaginarmos que estes atrasos representam 5 minutos de tempo cada, no final do dia estamos a falar de 20 minutos de perda de tempo útil de trabalho para a empresa.
É sempre preferível apostar na prevenção destas situações indesejáveis e voltando à questão do custo queremos mais uma vez reforçar que a Idonic dispõe de soluções que ficam amortizadas num trimestre e que permitem uma poupança de valores elevados, representado o fim das perdas nos meses seguintes.
Queremos que as organizações confirmem tudo aquilo que acabamos de referir e como tal fizemos uma pequena simulação com dados hipotéticos.
A Idonic pode mais uma vez garantir que a aquisição de uma solução de assiduidade representa um custo bem menor do que a ausência dela (4375,00€).
Estamos disponíveis para qualquer questão ou esclarecimento adicional através do nosso departamento comercial, enviando um e-mail para geral@smotics.pt