>

. Contacts

ESTRADA DA GARGANTA, QUINTA SAÚDE RIO SECO. FARO

+351 289 093 916

+351 917 001 001

GERAL@SMOTICS.PT

Starting in 2009, our commitment is to provide services and offer innovative solutions in the areas of Computing, Electric and Electronic Engineering.

Why choose Smotics?

We are a young and dynamic company, that invests on constant improvement and innovation, and delivers a professional job in order to address all our customer needs.

Making a perfect synergy between different specialties, we are committed to achieve all goals and ensure our customers receive the more adequate solution in the fields of Energy, Electronic Security, Computing and Home Automation.

'
Ç
Ë
( 0 )

= ( 0 )

Pedido de autorização à CNPD para a utilização da biometria para controlo de assiduidade termina, dando inicio à simples notificação

Por definição a biometria trata-se do uso das caraterísticas físicas ou comportamentais do ser humano para a determinação ou verificação da identidade.
Esta leitura é feita através de diversas tecnologias biométricas, das quais, a impressão digital, a face, a palma da mão e a íris.

A identificação biométrica quando utilizada em regime de verificação de assiduidade permite à organização que não haja erro na identificação dos seus colaboradores, sendo que estas caraterísticas são intrínsecas à pessoa, não podendo ser alteradas.

Os sistemas que permitem este controlo e verificação são habitualmente conhecidos como relógios de ponto ou utilizando a expressão mais popular, pica ponto, e têm como principal função o registo de assiduidade e controlo de acessos, devendo estar corretamente integrado com um software para o efeito.

Antes da biometria se tornar uma tecnologia viável, a identificação do indivíduo era efetuada apenas através do uso de cartões ou códigos de acessos, no entanto esta utilização apresenta um défice no que respeita à questão de segurança, sendo que os cartões podem ser perdidos ou roubados e os códigos de acesso podem ser esquecidos, sendo que isto representaria uma grave lesão tanto para o colaborador como para a empresa em questão.

A utilização de sistemas biométricos dentro dos parâmetros legais, estava dependente de um pedido de autorização à Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) podendo a utilização do sistema ser iniciada apenas e após o diferimento da mesma.

Recentemente a CNPD, fruto da cada vez mais banal utilização desta tecnologia, reduziu a burocracia passando estes sistemas a necessitar apenas de uma notificação de utilização a esta autoridade.

A notificação deverá ser feita através do site na CNPD no seguinte link:

http://www.cnpd.pt/bin/Duvidas/biometricos.aspx

Para os seus clientes, a Smotics presta um serviço de pré-preenchimento do formulário ou ajuda em todo o seu processo, garantindo o seu correto preenchimento e aceitação sem quaisquer constrangimentos ou dúvidas técnicas.

Para mais informações consulte o nosso departamento comercial, enviando um e-mail para geral@smotics.pt

No comments were made yet. Be the first!

Leave a reply

À
5
Please Wait...